sábado, 22 de novembro de 2008

JUVENTUDE MISSIONÁRIA.

A Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) é um setor da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Obra fundada por uma leiga, Paulina Maria Jaricot (1799-1822), em 3 de maio de 1822, em Lyon (França).A JM animada pelas POM está surgindo como fruto da Pontifícia Obra da Infância Missionária, fundada em 1843 pelo Bispo D. Carlos de Forbin-Janson (1785-1844), em Paris (França). A Infância e Adolescência Missionária já é realidade no Brasil desde 1858 e, a partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos de fundação, sua "chama ainda fumegante" readquiriu novo ardor, organizando-se e difundindo-se em todo o país.
O primeiro encontro da JM com representantes de algumas regiões do Brasil, promovido pelas POM teve lugar de 27 a 29 de maio de 2005, na Sede Nacional das POM em Brasília, DF. O principal objetivo do evento foi dar início à organização e articulação da Juventude Missionária.
Sendo assim, nasce na Diocese de Presidente Prudente o primeiro grupo de Juventude Missionária em 2001.
Os grupos de Juventude Missionária caminham segundo sua metodologia em comunhão com as demais Pontificas Obras Missionárias, e desenvolve trabalhos locais e adjentes como encontros de formação e acompanhamento aos jovens, também missões de acordo com a realidade de cada região. No caso da Diocese de Presidente Prudente, além das missões que acontecem nas cidades, a JM se faz presente nos assentamentos da região do Pontal do Paranapanema com o intuito de partilhar das lutas, dores e alegrias desse povo tão sofrido.
Ainda na essência da Juventude Missionária não podemos deixar de destacar São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, os padroeiros mundiais das missões.
A Juventude Missionária tem como lema: a evangelização de jovens através dos próprios jovens deixando claro a cada um que “SER MISSIONÁRI É CARREGAR A CERTEZA DE SER FELIZ”.

Nenhum comentário: