terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

SETOR JUVENTUDE - ATA


Setor Juventude – Ata (III Reunião)

Dia 25 de janeiro, data em que a Igreja celebrou a conversão de Paulo, a Diocese de Presidente Prudente deu mais um passo na discussão Setor Juventude. Reunidos no Seminário Diocesano com o Bispo Dom Benedito, Monsenhor Mauro, Padre Wilson Lobo, Padre Edcarlos e Padre Luiz Ignácio, a Juventude das quatro regiões com a maioria dos movimentos e pastorais tiveram um dia de discussões e planejamento. Os grupos que estavam reunidos faziam parte dos movimentos JOVISA, Acampamento, Juventude Missionária/Adolescente Missionário, Legião de Maria, Grupo Obra Nova (ligado à Renovação Carismática Católica), Conexão Jovem, Jovens Filhos de Maria e Pastoral Universitária e da Juventude.O dia teve início com o café para acolher os jovens que bem cedinho saíram de suas casas para este encontro, logo em seguida a Juventude Missionária, de forma criativa, deu início à oração onde a mística baseou-se na leitura de 1Cor.12, 12-27 onde diz que a comunidade é o corpo de Cristo.Foi usado o mantra “Onde reina o amor” e na entrada cada participantes recebeu grãos (arroz, feijão e outros) com o objetivo de que cada corpo com suas sementes formassem na cartolina uma cruz. Em seguida Dom Benedito agradeceu a todos pela presença e comentou sobre os desafios pastorais e sobre sua expectativa sobre o que ele espera do Setor Juventude, que em sua definição é:
 Unir e articular forças do trabalho comum unindo as pastorais e movimentos independente de sua caminhada, mas sempre com sua identidade.

“A igreja é uma em pluralidade de situações, de vocações, de serviços, que não se opõe á unidade mais profunda em Cristo (...) a proposta é fortalecer e ampliar a ação evangelizadora da igreja e não perder riquezas conquistadas que já provaram seu valor pedagógico e teológico no campo da evangelização da juventude.” (CNBB. Documento 85, p.101, 2008).

 Criar uma força de conjunto; é importante cada movimento continuar com sua espiritualidade, mas juntar forças para cativar os jovens na Igreja e fora dela, sempre com a orientação do Bispo.
 Formação para todos, pois somos parceiros e não concorrentes.
Em seguida, sob a assessoria do jovem Kleber José da Silva, foi feita uma reflexão sobre identidade e a diversidade entre os grupos. Refletiu-se também sobre a importância do jovem não ser o futuro, mas sim o presente da Igreja e desta forma abandonar nossa inércia e fazer as mudanças acontecerem.
Foi sugerida assim uma dinâmica onde cada grupo se reuniu e deu sua opinião sobre os outros grupos. Num segundo momento estas opiniões foram encaminhadas aos grupos que estavam sendo citados e num terceiro momento cada grupo montou sua apresentação em uma ocasião riquíssima, baseando-se no que foi dito anteriormente pelos outros grupos.
Após essa discussão, nos reunimos para o almoço e, voltando, Monsenhor Mauro nos falou da importância do Documento da CNBB Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais. Segundo ele, o documento está aí para ser o “norte” de nossa caminhada, que deve ser com os pés no chão, com os olhos no horizonte e as mãos ao encontro. A missão é ir à busca do outro. Devemos despertar jovens líderes e estar em sintonia com a Igreja.
Em seguida, Dom Benedito tomou a palavra e demos início ao planejamento das atividades do Setor Juventude para 2009, atividades estas assumidas por todos os representantes ali presentes.
Ficou definido que todo mês ímpar, no quarto domingo, nos reuniremos com o Bispo para estudos e reflexões, sendo alternadas as regiões onde serão realizados estes encontros. O calendário ficou assim definido:
 22 de março – terceira região: Presidente Epitácio
 24 de maio – segunda região: Regente Feijó
 26 de junho – quarta região: Teodoro Sampaio
 27 de setembro – primeira região: Presidente Prudente
 22 d novembro – terceira região: Presidente Venceslau
Dom Benedito comentou que, provavelmente, teremos um horário na rádio e um espaço no jornal Anúncio.
Também ficou de comum acordo que, independente das datas em que nos encontraremos com o Bispo, algumas atividades já poderiam ser pensadas em nível de Setor Juventude, como:
 Dia 07 de setembro – Grito dos Excluídos: enviar dois representantes para fazer parte da equipe diocesana do Fórum Social que é a equipe responsável pelo Grito.
 Dia 13 de setembro- Romaria da Terra e das Águas: local indefinido, porém a presença esta confirmada.
 Dia 25 de outubro – Dia Nacional da Juventude: em nível de Setor Juventude sendo que o local será definido na reunião no dia 22 de março, em Presidente Epitácio.
Após todos esses momentos, Dom Benedito presidiu a celebração que encerrou o encontro juntamente com o Padre Edcarlos e Monsenhor Mauro.
Ciente de que todos os padres receberam a carta – convite para que enviassem seus jovens, temos a certeza de que ainda podemos aumentar nosso leque de diálogo e contamos assim com o incentivo dos nossos padres para esta caminhada.

Presidente Prudente, 25 de janeiro, festa da conversão de São Paulo Apostolo.

Nenhum comentário: