quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PIRATARIA PARA SALVAR O CAPITALISMO.(Matt Mason)

Tapa-olho, espadas, bandeira negra e navios de canhões em riste. Esqueça esses adereços. Os piratas mudaram de armas e estão trabalhando ali na esquina perto de sua casa, vendendo os filmes do próximo verão a preço de DVD virgem. Estão mais forte do que nunca em nossa cultura do “copie e cole”. Sua influência vai muito além dos aceanos e coloca em xeque os maiores impérios comercias do mundo globalizado.
Os piratas nos fornecem novos canais de distribuição e consumo, e forçam as empresas a trabalhar duro em busca de produtos que nos agradem mais.
O download, software livre, creative commons e o movimento contemporâneo da pirataria fazem parte da cultura jovem. É coisa de gente nova, muito insatisfeita e muito apaixonada pelo que faz, e que quer mudar o mundo e fazer as coisas do seu jeito. A cultura jovem é como uma experiência social, em que sempre há novas abordagens para operar o mundo real, fora do mainstrean . Se essas idéias são boas, e fazem sentido para muita gente, elas se espalham.
O dinheiro continua fluindo mais de maneira diferente, a pirataria acaba se tornando parte natural do capitalismo, pois as pessoas gastam menos com CDS, DVDS, camisetas, etc.
Quando os EUA foram fundados, a política oficial do governo era não reconhecer nenhum tipo de propriedade intelectual, patentes, marcas nem nada. A fama de contrabandistas dos americanos era tão grande durante o séc. XIX que os europeus passaram a chamá-los de jankes, uma palavra holandesa usada para se referir aos antigos piratas que, na pronuncia inglesa, acabou virando yankees.
Quando Thomas Edison inventou o fonógrafo, os músicos que ganhavam dinheiro tocando ao vivo acusaram-no de roubar seu trabalho e fazer pirataria. Segundo eles, a invenção iria acabar com os músicos e, conseqüentemente, com a música. Exatamente o que alguns músicos dizem hoje. Mais tarde, Edison criou a tecnologia para produzir filmes e exigiu de quem quisesse usá-la o pagamento de uma licença. Para escapar do pagamento, um grupo de cineastas piratas saiu de Nova York para o oeste para produzir seus filmes sem pagar a licença, até que a patente expirasse. Esses produtores pioneiros criaram os primeiros estúdios de Hollywood. E entre eles estava Willian Fox, fundador da Fox Filmes.


fonte: Resvista Super Interessante, p27/28, 2008

Nenhum comentário: